Dia Mundial do Ambiente – “Conectando as Pessoas ao Ambiente”

0
63

Celebra-se hoje, em todo mundo, o Dia Mundial do Ambiente; um evento anual que tem como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente.

Em Moçambique, no âmbito das parcerias com o #ProgramaAGIR, as celebrações têm lugar em vários pontos, sendo de destacar um workshop de reflexão a decorrer hoje em Maputo, no Hotel Moçambicano, sob o lema “Fenómenos e problemas que afectam o meio ambiente, e o contributo de cada indivíduo no cumprimentos dos seus deveres de cidadania e desenvolvimento sustentável”.

No evento serão apresentadas demonstrações sobre modelos alternativos de preservação ambiental e ainda conta com seminários didácticos para estudantes na Escola Secundária da Zona Verde, a terem lugar amanhã, dia 06 de Junho.

São organizadores do evento a Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM), a Associação Rural de Ajuda Mútua (ORAM) e a Rede das Organizaçoes da Sociedade Civil para a Soberania Alimentar (ROSA).

Em Nampula as celebrações estão sob coordenação da Associação Nacional de Extensão Rural (AENA) e incluem um seminário de Reflexão sobre Meio Amiente e Impacto das Mudanças Climáticas em Moçambique, a decorrer amanhã, dia 06 de Junho, nas instalações da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, delegação de Nampula. A AENA tem como parceiros nesta iniciativa o Programa Primeiras e Segundas da Aliança CARE-WWF em Moçambique, o Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA-Moçambique) e a Direcção Províncial de Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Em Cabo Delgado, sob responsabilidade da Associação do Meio Ambiente (AMA), decorrem desde o dia 19 de Maio várias actividades de celebração do Dia Mundial do Ambiente, com destaque para debates radiofónicos sobre protecção ambiental e divulgação da Lei de Conservação.

Em Gaza, sob os auspícios da Unidade de Desenvolvimento da Educação Básica-Laboratório (UDEBA-LAB), decorre hoje uma actividade de plantio de arvores no âmbito das cerimonias centrais da provincia especificamente em Chidenguele, Zongoene Sede e Zimilene.

A AENA, AMPCM, ORAM, AMA e UDEBA-LAB são organizações parceiras da We Effect, intermediária do #ProgramaAGIR.

[FAG id=448]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here