26 C
Maputo, MZ
Thursday, December 14, 2017
Home INTERMEDIÁRIAS

INTERMEDIÁRIAS

Democracia governativa e direitos humanos é uma das áreas foco na cooperação para o desenvolvimento da Suécia com Moçambique. A Suécia acredita que a sociedade civil no geral é um actor importante para o aprofundamento da democracia e do respeito pelos direitos humanos e o AGIR (Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável) surge como parte da sua estratégia de apoio ao governo de Moçambique.

A implementação do AGIR é coordenada por quarto Organizações da Sociedade Civil Internacionais que partilham da mesma visão estratégica, designadas por intermediárias, nomeadamente: Diakonia, IBIS, Oxfam Novib e We Effect (anteriormente Centro Cooperativo Sueco). Estas, por sua vez, assistem directamente Organizações da Sociedade Civil Moçambicanas, através de financiamento aos seus planos estratégicos.

Saiba mais sobre cada Intermediária nos links abaixo.

A Diakonia é uma organização de ajuda humanitária sueca, que trabalha para um mundo mais justo e sustentável, sem pobreza. A sede está situada na Suécia. Tem quatro escritórios regionais, assim como escritórios de representação na maior parte dos países onde a Diakonia está activa. A Diakonia tem cerca de 300 colaboradores, a sua grande maioria são empregados locais no país ou no escritório regional, trabalhando na sede cerca de 40 pessoas.

A Diakonia concentra o seu trabalho nas seguintes áreas:

  1. Direitos Humanos
  2. Democratização
  3. Igualdade
  4. Justiça social e económica
  5. Paz e reconciliação

Veja os parceiros da DIAKONIA no mapa abaixo:

A IBIS é uma organização não-governamental dinamarquesa que trabalha para que toda a gente tenha igual acesso a educação, influência e recursos e trabalha em Moçambique desde 1976.

No âmbito do AGIR, a IBIS conta com 22 parceiros da sociedade civil e concentra o seu trabalho nas seguintes áreas:

  1. Direito de acesso à informação
  2. Apoio aos meios de comunicação, incluindo o jornalismo investigativo
  3. Apoio aos parlamentos em todos os níveis
  4. Apoio a agentes de mudança com base na comunidade

Veja os parceiros da IBIS no mapa abaixo:

A We Effect foi fundada pelo movimento cooperativo sueco em 1958. Durante mais de 50 anos tem fortalecido organizações democráticas de membros para permitir que mulheres e homens vivendo na pobreza melhorem as suas condições de vida, defendam os seus direitos e assim contribuam para uma sociedade mais justa.

Subprograma – NACE
No âmbito do AGIR, através do Subprograma NACE – Programa de apoio à Agricultura, Terras, Segurança Alimentar, Ambiente e Mudanças Climáticas – a We Effect concentra o seu trabalho nas seguintes áreas:

  1. Direito à terra: Direito à terra e à gestão sustentável de recursos naturais por parte de homens e mulheres vivendo na pobreza;
  2. Direito à alimentação: Direito ao acesso e controlo de meios e recursos produtivos para assegurar a alimentação adequada de pessoas vivendo na pobreza;
  3. Ambiente e mudanças climáticas: Direito de homens e mulheres viverem em ambiente saudável dentro do equilíbrio ecológico no presente, protegendo interesses das gerações vindouras.

Veja os parceiros da Effect no mapa abaixo:

A Oxfam está presente e de forma activa em Moçambique desde 1978. O trabalho da OXFAM evoluiu de ajuda humanitária directa durante a guerra nos anos 80 para a promoção do desenvolvimento sustentável e apoio a organizações da sociedade civil, com maior foco na advocacia e lobbying, visando soluções duradouras para a pobreza e injustiça.

No âmbito do AGIR, a Oxfam concentra o seu trabalho nas seguintes áreas:

  1. Monitoria de serviços básicos (saúde, protecção social, água e transporte)
  2. Género e saúde e direitos sexuais e reprodutivos
  3. Direitos humanos para grupos marginalizados, nomeadamente pessoas idosas, pessoas vivendo com HIV e SIDA, e minorias sexuais (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)
  4. Indústria Extractiva

Veja os parceiros da Oxfam Novib no mapa abaixo: