Fórum Consultivo Anual de Parceiros em Maputo

JÁ NA SUA FASE INTERMÉDIA:
Programa AGIR reúne em Fórum Consultivo de Parceiros em Maputo

O quê:
O Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável (AGIR) realiza, entre os dias 13 e 14 de Setembro de 2017, na Cidade de Maputo, o seu terceiro Fórum Consultivo de Parceiros, cujo objectivo é reflectir sobre o estágio de implementação do programa, progressos, desafios, boas práticas e lições para melhoria do desempenho do mesmo, nomeadamente nos próximos três anos (2018-2020).

Dentre várias partes interessadas, irão participar representantes dos parceiros de desenvolvimento, nomeadamente as Embaixadas da Suécia, Dinamarca e do Reino dos Países Baixos, ilustres convidados do Governo, colaboradores e membros de 83 organizações parceiras de implementação, todas elas Organizações da Sociedade Civil (OSC) moçambicanas, bem assim activistas sociais e profissionais dos media.

O evento realiza-se sob o lema “Empoderamento Económico das Mulheres: Mulheres Empoderadas, Mulheres Capazes de Transformar Vidas”, sendo que, à margem do mesmo, será realizada no local uma exposição demonstrativa de várias experiências de empoderamente económico feminino durante o segundo e último dia do encontro (14 de Setembro).

De referir que o terceiro Fórum Consultivo de Parceiros coincide com o aproximar do fim da primeira fase (01 Janeiro de 2015 – 31 Dezembro de 2017) do AGIR II, com uma duração de seis anos (2015-2020). De 2010 a 2014 decorreu a primeira fase do Programa AGIR (AGIR I), sob os auspícios de quatro organizações intermediárias (Diakonia, Oxfam IBIS, Oxfam Novib e We Effect).

Quando e Onde:
13 de Setembro:
• Realização de um workshop aberto à imprensa, no Centro de Conferências das TDM, em Maputo, a partir das 08h. Para mais informações, vide a agenda em anexo.

14 de Setembro:
• Realização de uma exposição alusiva ao lema deste ano. Dentre os expositores, conta-se com entidades que trabalham no sector bancário, com produtos e serviços especificamente ligados ao empoderamento feminino, no sector agrário, no sector têxtil, dentre outros. Para mais informações, vide a agenda em anexo.

Informação Básica sobre o Programa AGIR:
Está a ser implementado em Moçambique, desde os princípios de 2010, o Programa AGIR (Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável), uma iniciativa de governação e direitos humanos com enfoque em quatro áreas de prestação de contas públicas, designadamente social, financeira, legal e política. Depois de terminada a primeira fase do Programa AGIR (2010-2014), teve início, a 01 de Janeiro de 2015, a segunda fase desta iniciativa (Programa AGIR II), implementada por 83 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) moçambicanas – cerca de 70 estão a receber apoio institucional de longo prazo –, sob coordenação de quatro organizações parceiras de intermediação, nomeadamente Diakonia, Oxfam IBIS, Oxfam e We Effect.
Com o apoio financeiro da Embaixada da Suécia (principal doador), Embaixada do Reino dos Países Baixos e a Embaixada da Dinamarca, o Programa AGIR II decorrerá até finais de 2020 em todo o território nacional, possuindo seis dimensões temáticas: (i) Direito à inclusão e à igualdade; (ii) Direito à retribuição da riqueza gerada a partir dos recursos do país; (iii) Direito a usufruir de serviços públicos acessíveis, a custos comportáveis e de boa qualidade; (iv) Direito às liberdades fundamentais básicas; (v) Direito à participação e representação política; e (vi) Capacitação institucional/desenvolvimento de capacidades.

Para informações adicionais, queira por favor contactar:
Lécio Munguambe: Oficial de Comunicação,
Email: Lecio.Munguambe@oxfamnovib.nl;
Telemóvel: 843189733

Localização do Centro de Conferências da TDM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here